Mas o que é “tokenização”?

Basicamente quando pensamos em gestão de ativos, temos diversos processos trabalhosos, demorados e que envolvem muitos intermediários para validar cada etapa dos mesmos.

Normalmente todos os contratos e acordos de uma empresa são feitos em papel, tornando o rastreio e transferência de propriedade algo muito difícil e sem a transparência necessária para que se evitem fraudes e possível corrupção, afinal, é só papel.

Com a Tokenização desses documentos, seria possível guardá-los com segurança e acessá-los de forma rápida e transparente de qualquer lugar, sem o risco de fraudes, pois estariam gravados em uma Blockchain imutável.

O que é um token?

Basicamente, “Um token é algo que representa alguma coisa, e pode ser renderizado de qualquer forma”. É o que diz Joseph Lubin, co-fundador da Ethereum e fundador do estúdio de empreendimentos Blockchain ConsenSys.

Para utilizarmos em um exemplo físico e tradicional, podemos pensar na carteira de habilitação.

Ela é um pedaço de papel que na visão do Estado se traduz em um símbolo (indexado a um livro) que diz quem tem permissão para dirigir dentro daquele território. Infelizmente, estes dados podem ser facilmente alterados, apagados ou perdidos, afinal, é só papel.

Já com um Token, esta permissão para dirigir estaria gravada dentro da Blockchain em um ambiente transparente e imutável, onde os dados poderiam ser conferidos a qualquer momento com a certeza de que não podem ser modificados.

Os tokens podem ser utilizados para gerenciar propriedades, validar contratos, compartilhar arquivos em geral, para otimizar a descentralização de jogos e aplicativos e etc.

Tipos de Tokens

No geral, existem dois tipos de tokens: os tokens de segurança e os tokens de utilidade.

Por possuírem valor real, os tokens de segurança são regularizados por normas iguais ao mercado de valores mobiliários comuns, como as ações, por exemplo.

Utility - Tecnologia

Protocolos Originais e Tokens

OSCILAÇÃO

Utility - Lastro

Voltadas para trocas

ESTABILIDADE

Security Tokens

Características de Valor Mobiliário

VALOR MOBILIÁRIO

E agora? Vamos Tokenizar?

Acha que sua empresa está pronta para dar esse passo rumo a tokenização?